?

! *

A Tábata, do Happy Batatinha, convida os leitores todo ano pra uma série de postagens sobre literatura. Esse ano, cada dia do mês de outubro tem uma pergunta para inspirar um post. Dia 22. Bons títulos.

Dia 22 – Cite um ou dois livros com títulos que você acha interessante. Você costuma escolher livros pelo título?

Não, o título não me importa nem um pouco na hora de comprar um livro. Porque eu tinha preconceito com títulos bobos e me lasquei. "O sol é para todos" acho que é o exemplo perfeito. Pelo título parece um livro de auto-ajuda, uma teoria comunista, um romance Sabrina. E. Na verdade. É uma das histórias mais legais de todas! Eu julguei por muito tempo esse livro pelo título... só fui ler quando descobri que o título original era "To kill a mockinbird" e ouvi que isso era um pecado.

O sol é para todos. Harper Lee.


Outro "mero" título que não diz muito é "A menina do fim da rua". Ai que coisa chata, mais um chick-lit pra adolescentes. E é um dos meus livros mais favoritos de todos os tempos. A menina do fim da rua tem 13 anos e uma vida independente, cuida da sua conta no banco, faz a própria comida, cuida da casa, segura todas as pontas. Sem escola, inclusive! Mas sempre tem um canalha por perto pra estragar tudo, não é? Então.

A menina do fim da rua. Laird Koenig

Títulos legais tem que ser meio misteriosos, intrigantes, como Laranja Mecânica ou Senhor das Moscas. Amar, verbo intrasitivo. Ou engraçados: Arte e ciência de roubar galinha. Mas na literatura brasileira, o campeão dos títulos legais é Lourenço Mutarelli. Eu só li a série de quadrinhos do Diomedes "Servimos mais ou menos pra servir de vez em quando". Mas todos os livros dele tem títulos ótimos: A arte de produzir efeito sem causa, Nada me faltará, O natimorto, O cheiro do ralo, Miguel e os demônios, A máquina de fazer espanhóis, Jesus Kid, A Caixa de Areia ou Eu era dois no meu quintal, Transubstanciação, A Confluência da Forquilha, O Astronauta ou Livre associação de um homem no espaço... ufa! Todos títulos bem legais.

A caixa de areia ou eu era dois no meu quintal. Lourenço Mutarelli.
(skoob, sebos - reparem que tem gente que quer duzentão!, livra)

ADORO quando tem dois títulos e o "ou". Às vezes são três ou quatro "ous" e fica melhor ainda. E quando é o nome do capítulo que vem com "ou"? Nirvana!!!

Aproveitando pra contar que o Ricardo Lísias, autor do livro do meme do dia 10, me enviou o livro! Sem pressões, Mutarelli. Sem pressões, ok?

------------------
* A correspondência mais curta da história.


Comentários

  1. Quantos livros interessantes você citou!
    Eu também adoro quando tem OU nos títulos de livros ou capítulos...

    =)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal suas escolhas. Já estão na minha vasta lista.
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Poemas para brincar, José Paulo Paes