Meu ex libris!

"sem livro meu, sem dedo seu"
o ex libris ameaça do
Fernando Weno
Ex libris é a marca invocada do dono no livro. Resolvi fazer um carimbo, ou melhor, dois em um. E como eu tenho um desenho na cabeça que não consigo descrever pra ninguém, decidi desenhar eu mesma. Não que eu seja uma boa desenhista, mas sei recortar, colar, juntar, montar, manipular. No início da década passada eu passava algumas horas observando um namorado ilustrador trabalhando no computador e absorvi umas coisinhas.

Tou fazendo.

Minha ideia é pegar a bolsa amarela da Lygia Bojunga Nunes, pôr o Gizmo dos Gremlins no lugar do Afonso na janela, pendurá-la na placa da 53 com a terceira (da música 53rd & 3rd, do Ramones) e, ao fundo, colocar uma parede de tijolos com o gato preto do Poe aparecendo. O detalhe chique é que eu vou fazer um carimbo separado, só da bolsa, e carimbar com tinta amarela. Vai ficar cheio de bossa, como diz a Ana!!! Dois livros, um filme e uma música e uma boa representação das coisas que eu gosto.

Ex libris do Malba Tahan,
autor d'O homem que calculava
Primeiro, saí catando as imagens básicas. A pesquisa de imagens do meu ex-deus Google (agora larguei de vez disso de religião, coisa besta, a gente tem fé e tudo eles passam a perna bonito, droga). Enfim. Divago. Ex libris, imagens.


Fotos do Gizmo, do filme, são completamente inúteis para se fazer um carimbo... então rezei pra sorte (mas não tinha largado de religião? poizé). Selecionei a opção "clipart" da pesquisa de imagens, e achei um bem legal no devianArt do FreakingArG. Seguindo as recomendações da Ila sobre como não ser inimiga dos desenhistas, mandei uma mensagem num inglês tosquinho pro moço pedindo permissão pra usar o trabalho e estou esperando... Mas não consegui esperar muito, já fui fazendo sem permissão... depois eu mando um link pra ele do desenho. Enfim. O Gizmo original é esse:

Procurando Gizmo
Agora a Dona Sorte me deu uma mão do caramba. Eu quero colocar um óculos no Gizmo. E encontrei um que tem o ângulo perfeito pro rosto dele! Só precisei fazer umas coisinhas. Agora a vergonha. Vou fazer tudo no Paint, gente, eu sei que tem muito programa melhor, mas eu sei usar essa desgraça e não quero instalar nada e quero isso pra hoje. Ajustei o tamanho da imagem com control+mouse, usei a borracha pra substituir o fundo branco por vermelho e depois muita paciência pra pintar de vermelho os pixels das outras cores... chato, as tem que ser feito pro óculos caber bonitinho em cima do Gizmo, sem estragar nada.

Paciência pra pintar tudo de vermelho
Depois eu usei o "balde de tinta" pra pintar o vermelho de branco de novo, tirei a haste direita, aumentei a esquerda e com o "colar sem fundo", coloquei no Gizmo:




A Bolsa Amarela é super fácil de achar, mas melhor ainda se for uma imagem grande. Sorte de novo, achei uma enorme e em ótima resolução:


Precisei contornar a bolsa novamente, é pra carimbo! Contornei tudo em preto, inclusive o nó da alça e o fecho, que são bem importantes na história, diminui a aba para ter mais espaço na frente pro Gizmo na janelinha e salvei como bitmap preto e branco, toda a bagunça de amarelos e sombras desapareceram! Olha o que a gente aprende, eu poderia ter feito isso com o óculos, né? Mas não, fiz do modo antigo e trabalhei bem mais...

Só preciso da cabeça do Gizmo na bolsa amarela. Salvei como gif e depois de novo, como "bitmap 16 cores, ficou assim:


E salvei de novo como pb. Voltei pro bitmap 16 e limpei algumas cores pra ver se clareava e tenho dois Gizmos:


Na hora de colar o Gizmo na Bolsa era bom ter as camadas do Guimp e do Photoshop, mas mesmo sem elas eu tenho as manha... colei um guizmo vermelho, pra poder diferenciar o que é bolsa e o que é Gizmo. Depois é só usar a borracha seletiva pra apagar os pretos da bolsa e pintar o Gizmo de novo de preto.


Desenhei a janelinha:


Para a esquina, eu pequei essa imagem:


Salvei como GIF, depois 16 cores e depois inverti as cores, ficou mais fácil para contornar. E aqui está meu presente pra todos os punks do mundo que não encontrarem a esquina desenhada, todos podem usar, foram só 10 minutinhos de trabalho!

53rd & 3rd
53rd & 3rd - Ramones

Então acertei a bolsa e pendurei em vermelho. Vou apagar as partes do poste que não aparecem e arrumar as alças:


Já ficou muito legal! Mas falta a parte mais difícil, o gato do Poe aparecendo numa parede quebrada... 


Até aqui contei passo a passo que eu estava com tempo! Aí agilizei e terminei. Desenho finalizado, pronto!


E por último, a versão como vai ficar, com a bolsa em amarelo. Tive que cortar um pouco pra melhorar o foco quando for colocar no carimbo. melhorei um pouco o gato e puz um infinito de Royal!

---
Coisas parecidas:

Cháron;


Comentários

  1. Ficou ótimo o resultado final.
    Só fico imaginando o tempo gasto no Paint... :D

    ResponderExcluir
  2. MUITO CRIATIVO! ESTOU FAZENDO UM TAMBÉM! RESOLVI COLOCAR UM MONOGRAMA COM MINHAS INICIAIS. PARABÉNS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Jogos e site do Dino Dan