Dica pros pães ocupados: feijão no vapor à vácuo!

Que delícia esse feijão!
- Nossa mãe, como o Tomás gosta de feijão, né?

Foi o que a profe da creche falou, quando ele tinha uns 8 meses. Então eu comecei a fazer feijão pra ele. Mas é aquela demora pra cozinhar... 40 minutos na panela de pressão, depois tempera, depois mais uns 30 minutos pra ficar bem macio. Trabalhão, tempo perdido... que eu não perco mais.

Só compramos feijão embalado à vácuo. Os nutrientes mais importantes do feijão, as proteínas e o ferro, não são eliminados nos processos de cozimento e embalagem.

Aqui no Paraná tem uma marca interessante, a Vapza, que não coloca glutamato nem conservantes nas receitas.  A quantidade que eu costumo servir pro Tomás, em torno de  40g, duas colheres, têm  mais ou menos 250mg de sódio... Mas é confuso saber quanto uma criança pode ingerir. Algumas nutricionistas falam em 400mg e outras organizações recomendam 1000 mg diários! De qualquer forma, as refeições salgadas são duas por dia, dá pra baleancear direitinho o sal. Fazer um arroz com pouco sal e na "mistura", legumes refogados. Não precisa servir carne. Pra dar uma garantida na absorção de ferro, laranja de sobremesa. Dá pra fazer de um tudo, sopa, tropeiro, viradinho... ou só dar uma esquentada com água mesmo e servir. E o preço é bem em conta.

Prato colorido!
O feijão vem com tempero bem básico, sal, louro, cebola e alho. Então você pode dar uma incrementada, do jeito que  preferir. Na quinta eu fiz o básico, arroz, feijão, bife e salada. Mas esquentei o feijão na frigideira, depois do bife, pra aproveitar aquele molhinho que gruda no fundo. Fica ma-ra-vi-lho-so! Eu gosto de preparar as receitas e congelar, uma embalagem rende vários potinhos de 200 ml, dependendo dos acompanhamentos... Mas dessa vez não sobrou nadinha!!!

Eles também tem outros produtos, mas usei pouca coisa. O feijão carioca é gostoso também, mas o tempero da lentilha ficou meio estranho. Prefiro cozinhar eu mesma a lentilha, fica mais gostosa. E também não é tão demorada quanto o feijão...

Uma boa ideia pra um dia de correria, se o seu filho gosta de feijão como o meu... O bichinho é tão fanático que esses dias descobriu a embalagem no armário e veio correndo me pedir "jão!" Eram 8 horas da manhã...

---
Mais pãeternagem:


- Prêmio Jude Law - nossos musos, os pais

Pro seu filho comer de tudo siga a minha intuição
Pãeternagem
Mãe que trabalha, mãe que viaja


Blogs de quinta de pães:


- Super Duper - Anne, Joaquim e Tomás
Blog de quinta: Mãe Geek - Gisela e Luisinho

Comentários

  1. Eu, que como feijão em doses mínimas e em horários que possa digerir bem, imagino qual seria minha cara ao pensar num pratinho de feijão às 8 da manhã...
    Boa semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Poemas para brincar, José Paulo Paes