O parto da quitanda!

Essa é uma blogagem coletiva sugerida pela Anne do Superduper e do Mamatraca. O Superduper foi o primeiro blog de quinta. A ideia é fazer um "relato de parto do blog", como se fosse um filho. Então aqui vai.

Em 2003 eu morava com minha irmã Sheylli e um amigo nosso, o Márcio, num apartamento de número 111, na Mateus Leme, em Curitiba. O prédio fica exatamente atrás do Shopping Muller, é um de azulejo amarelo que dá pra ver da passarela rolante sobre a rua. A Karina, amiga e colega de faculdade da Sheylli, dormia lá em casa de vez em quando também, quando o horário apertava e era muito tarde para pegar o ônibus e ir pra casa. A quarta moradora. Dra. Andressa estava fazendo pós-graduação em Direito e "morava" lá nos fins de semana para estudar.

A primeira quitanda não era pra qualquer um.

A página de links, com um botão exclusivo
para cada amigo! Eu caprichava!
Nó fazíamos muita festa. Frequentávamos todos os bares do Largo da Ordem. Todo dia tinha banda ao vivo em algum bar, então a groupie aqui saciava o vício por rock'n'roll. Numa noite dessas, provavelmente no Empório São Francisco ou no Birinaites, começamos a inventar o blog. Não sei de onde veio o nome "quitandinha", mas lembro do Márcio e eu imaginando que se cada um de nós fosse um legume qual seríamos e porquê. O Márcio seria um tomate, a Karina, um quiabo, a Sheylli, aipim e eu, rabanete. Eu era rabanete porque eu era "vermelha por fora e branca por dentro", porque eu estava sempre vermelha mas não necessariamente envergonhada ou com raiva. Ou então porque rabanete é uma coisa falsa: é vermelho, você corta e é branco. Algo doido assim, bêbado assim.

Chegamos em casa e montamos o blog na madrugada mesmo. Fizemos no blogger, que era da globo.com na época e tinha muito entrave, uma caca. Incluímos a Andressa. A Dra. Batata. E o Eduardo, meu namorado da época, que virou "Magro Milho", por ser magro e loiro. Todo mundo juntou um adjetivo no legume e eu virei  "rabanete redondinho". Por isso o rabanete agora no favicon da quitanda.

Reflexões internéticas e comentários dos amigos.
Graças à Way Back Machine, do web.archive, dá pra ver tudo! Até os comentários! Não era um blog de mãe, que eu nem pensava nisso ainda. A "primeira quitanda" era tal e qual esta aqui, uma mistureba de tudo o que eu gostava, mas eu fazia questão de deixar o layout toscão, com fundo verde e letra amarela. Porque eu queria uma quitanda fuleira, desorganizada e de mau gosto. Pé-sujo. Povo sempre tava criticando isso e eu mudei. Agora a quitanda também aceita leitores com olhos sensíveis.

Acho que o comecinho Sharon "mãe blogueira" é quando eu contei do começo da minha história com o Rodrigo, bem numa noite de piada tosca básica do meu pai. Aí pula pra setembro de 2010, já quase parindo o Tomás, fiz os infográvidos, que eu adoro, mas ninguém comenta... E então nasceu o Tomás e eu sempre vou ser mãe blogueira, pãe prolixa, cheia de palavras.

Aninhei os posts sobre filhos na tag "pãeternagem". São esses, pra vocês que vem do Mamatraca:


Pãeternagem
A melhor parte da escola é comprar material escolar
Prêmio Jude Law
Feijão no vapor embalado à vácuo
Mãe que trabalha, mãe que viaja
Pro seu filho comer de tudo, siga minha intuição
Tomás vai pro castigo agora e já volta, tá?

Blogs de quinta sobre filhos:

- Diário de uma mãe polvo - Mari, Ciro, Stella, Leo e Pedro
Super Duper - Anne, Joaquim e Tomás
Mãe Geek - Gisela e Luisinho

Comentários

  1. Olá, que bom te encontrar aqui nessa blogagem coletiva! Adorei o post sobre o Harry Potter!
    Sou mãe blogueira também, meu espaço é o Mil Dicas de Mãe. Ali eu conto aquelas coisas que só aprendi depois que a Catarina nasceu, novidades, um pouco de tecnologia e vida sustentável voltada para esse universo mamãe-bebê.
    Fica o contato: http://mildicasdemae.blogspot.com/
    Bj,
    Nívea

    ResponderExcluir
  2. Sharon, muito divetida a história da Quitandinha! E como as coisas evoluem: nascido num bar, hoje o maior cliente da Quintada é o Tomás!
    Obrigada por participar da blogagem coletiva e por todos os comentários no Mamatraca!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nivea, obrigada pela visita!

    Meninas do Mamatraca, vamos fazer mais blogagem coletivas, adorei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Atividades offline com dinossauros!

Problemas da Literatura Infantil, Cecília Meireles

Poemas para brincar, José Paulo Paes